Brasília, 29 de janeiro de 2025 – Em uma decisão tomada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi divulgada, nesta quarta-feira (29), a reposição de 2 mil postos na Polícia Federal por meio de um concurso público. O processo seletivo ocorrerá em 2025, com a previsão de preenchimento de mil vagas para policiais ainda neste ano e as outras mil em 2026.
O anúncio foi feito no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), pelos ministros da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.
Lewandowski destacou a importância da medida: “Serão 2 mil novos policiais federais, distribuídos por todo o Brasil, fundamentais no combate ao crime organizado, na proteção das nossas fronteiras e no enfrentamento de crimes ambientais”, afirmou, ressaltando que esta é uma das principais prioridades da gestão.
Segundo a ministra Esther Dweck, as etapas do concurso serão definidas por meio de uma portaria que autoriza a publicação do certame, a qual está prevista para fevereiro de 2025. “A autorização está sendo concedida agora, mas as nomeações efetivas devem ocorrer somente no final deste ano”, explicou. A realização do concurso ficará sob a responsabilidade da Polícia Federal.
Andrei Rodrigues, por sua vez, acrescentou: “Haverá vagas para todos os cargos da Polícia Federal: delegado, escrivão, agente, perito e papiloscopista. Agora, vamos definir com nossas equipes a quantidade de vagas para cada função e, em breve, poderemos anunciar os números e os valores envolvidos.
Fonte: